Blog

Chá de bençãos

Chá de Bençãos

Chá de Bençãos As últimas semanas da gestação, geralmente, são marcadas por sentimentos de ansiedade, estresse, apreensão e cansaço, seja pelo desconforto do peso na barriga ou por medo do parto que será em breve. Com o intuito de tranquilizar a gestante, foi criado o Chá de Bençãos, você já ouviu falar sobre?. O que é Chá de Bençãos? O Chá de Bençãos, normalmente organizado pela família e amigas mais próximas da futura mamãe, é Leia mais…

Gestantes Educação Perinatal

Educação Perinatal e sua importância para as gestantes

Educação Perinatal e sua importância para as gestantes O processo de gerar um novo ser é uma fase marcante para qualquer mulher.  É um período de profundas mudanças, trazendo muitas emoções à tona, além de dúvidas, inquietações e medos. E, por ser esta uma viagem que nunca mais se repetirá, é muito importante pensar em todos os detalhes. Logo, a preparação para o nascimento de um(a) filho(a) e entender questões inerentes a maternidade merecem toda Leia mais…

Consultora em Aleitamento Materno com mãe no pós parto

Consultora em Amamentação e sua importância

O que é uma consultora em amamentação? É uma profissional cujo principal objetivo é facilitar o processo de aleitamento materno, tanto para a mãe quanto para o seu bebê. Portanto, a consultora exerce um papel acolhedor para com a mulher, visando orientá-la da melhor forma possível para que consiga obter sucesso na amamentação. De acordo com pesquisas recentes, estima-se que 80% das mulheres possuem algum tipo de dificuldade no período de amamentação. Nesse contexto, a Leia mais…

Parturiente e Doula em parto domiciliar

Parto Domiciliar e seus benefícios

Mudanças no cenário de parto Até o final do século XIX os partos ocorriam, em sua grande maioria, nas residências das gestantes e eram assistidos por parteiras e acompanhantes – majoritariamente femininas – que pertenciam ao núcleo familiar ou comunidade local. No entanto, com o avanço da medicina moderna, a institucionalização do parto em ambientes hospitalizados acarretou a utilização de intervenções no corpo da mulher para acelerar o nascimento. O parto deixou de ser visto Leia mais…

Doula auxiliando gestante em parto humanizado

Relação entre parto humanizado e o trabalho da Doula

A discussão e o significado do parto humanizado tem intrínseca relação com as pautas levantadas pelo movimento feminista, proporcionando à muitas mulheres a compreensão de que são donas dos seus corpos. Sendo assim, toda a dimensão acerca deste direito foi inserida no cenário hospitalar, que há muito tempo iniciou um processo de intensificação das intervenções no momento do parto. Como consequência a mulher perdeu o seu protagonismo, tornando-se vítima da violência obstétrica, tanto física quanto Leia mais…

Doula acolhe gestante (desenho)

Por que ter uma Doula no meu parto?

A gravidez é um momento muito especial para a mulher. Contudo, também é uma fase delicada; a chegada de um novo ser altera principalmente seu psicológico, além do seu físico. Portanto, o papel da doula para com a futura mãe é justamente acompanhá-la em todos os processos da gestação, auxiliando-a no controle das suas emoções e do seu próprio corpo no pré parto, nascimento e pós-parto. A doula se compromete em estar sempre em contato com a gestante, para fornecer todo o tipo de amparo emocional e Leia mais…

arte sobre serviço da doula à gestante

Principais etapas para iniciar a carreira de Doula

Principais etapas para se tornar uma Doula de sucesso Para iniciar sua jornada como Doula, é preciso principalmente de muito carinho e atenção à futura mãe. A doula será o seu “braço direito” no período de gravidez e quem acompanhará ela nas melhores e nas piores fases; O serviço de Doula não é obstétrico!Ela exerce função pedagógica (de instruir e levar conhecimento para a gestante), educacional (de mostrar o protagonismo da mulher), informativa (de transmitir informações sobre o trabalho de parto, protocolos hospitalares necessários e desnecessários, Leia mais…

Trabalho de Doula e de parteira: diferenças

Parteira x Doula: principais diferenças

Parteira x Doula Escolher quem vai ajudá-la durante a sua gravidez é de grande importância. E fazer a escolha de quem vai ajudá-la a dar à luz ao seu bebê é muito importante também. Sim, ajudá-la, pois vale lembrar que 100% do protagonismo, deve ser da parturiente. Ela dará à luz ao seu bebê. A maioria das mulheres está familiarizada com o ginecologista/obstetra, mas nem todas sabem a diferença entre a parteira contemporânea e a Leia mais…

lei-das-doulas

Lei das Doulas: a importância de legalizar a atuação dessas profissionais

Lei das Doulas Entenda por que é importante permitir a entrada dessas profissionais em hospitais e maternidades Com o aumento de debates acerca da humanização da gestação e do parto, a importância do trabalho da Doula vem ganhando mais reconhecimento nas últimas décadas. Por este motivo, houve a necessidade da criação da Lei  de Doulas. Infelizmente a atuação dessa profissional ainda é desconhecida por parte da população brasileira. Uma Doula se compromete em fornecer às gestantes todo o tipo de suporte Leia mais…

parto-domiciliar

Como se preparar para um Parto Domiciliar

Como se preparar para um Parto Domiciliar A procura pelo parto domiciliar tem sido cada vez mais frequente entre gestantes que desejam viver a experiência da humanização do nascer, respeitando as escolhas da mulher e seu protagonismo. O ato de parir em casa remonta uma velha tradição vivida pelas nossas ancestrais, quando o parto era realizado por parteiras e na presença de mulheres que pertenciam ao núcleo familiar, comunidade ou de convivência da parturiente. Nesse Leia mais…

apojadura

Apojadura: a descida do leite materno

Apojadura: a descida do leite materno Sabemos que a amamentação é indispensável e cheia de benefícios, tanto para a mãe, quanto para o bebê. Porém, não é um processo de fácil adaptação. É comum que cause desconforto, especialmente nos primeiros dias, que geram dor e ansiedade nas mães. Nesse sentido, uma ocorrência normal que ocorre nos primeiros momentos de amamentação é a apojadura. Mais conhecido como a descida do leite, é um processo totalmente fisiológico Leia mais…

gravida-plano-de-parto-doula-brasil

A importância de ter um bom Plano de Parto

A importância de ter um bom Plano de Parto O plano de parto é um documento feito pela gestante, onde ela escreve e especifica tudo que deseja em todas as etapas do nascimento do seu filho, de acordo com o estado de saúde da gestante e da criança.  Sua importância é enfatizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que o categorizou nas recomendações prioritárias, pois melhora o nível de atendimento à mães e recém-nascidos em Leia mais…

Primeira amamentação do bebê

Colostro: conheça a importância do primeiro alimento do bebê

Colostro: conheça a importância do primeiro alimento do bebê O colostro é um líquido de aparência amarelada e aspecto espesso que sai das mamas logo após o parto. Ele é produzido na medida essencial para o bebê se alimentar nos primeiros 2 ou 3 dias de vida. Após sua produção total, dará lugar o leite materno. O colostro é conhecido por alguns como “a primeira vacina do bebê”, por conter os principais anticorpos que irão Leia mais…

tentantes

Benefícios do acompanhamento de Doula para Tentantes

Benefícios do acompanhamento de Doula para Tentantes Engravidar é um sonho comum entre a maior parte das mulheres. Contudo, a vinda de um novo ser não é totalmente instantânea; na maioria das situações, é um desejo que requer tempo e paciência. Nesse sentido, todas aquelas que estão em busca da gravidez são classificadas como tentantes, seja as que realizam algum tipo de tratamento para fertilidade ou as que tentam da forma natural. Como anteriormente dito, Leia mais…

cesarea

Cesárea: conheça 11 indicações reais para sua realização

Cesárea: conheça 11 indicações reais para sua realização Um parto via cesárea é aquele que acontece por intervenção cirúrgica, através de uma incisão feita entre o abdômen e o útero da mãe – tornando-se o novo espaço por onde o bebê passará. Em teoria, sua realização está autorizada a ocorrer apenas quando o parto normal apresenta maior risco para mãe e/ou recém nascido. Todavia, com a maior inserção dos momentos de dar à luz na Leia mais…

Recém nascido em sua "hora dourada"

A “Hora Dourada”

A primeira hora de vida do bebê é tão importante para seu futuro que é conhecida como hora dourada, ou hora de ouro. Durante esse período, o contato pele a pele com a mãe deve ser estimulado logo após o parto, pois traz inúmeros benefícios para a dupla mamãe-bebê