A gestação e outras histórias

Publicado por admin em

Momento da gestação

A gestação e suas histórias

É no período da gestação que vivenciamos uma verdadeira montanha russa de sentimentos. E por que não dizer que esses sentimentos são confusos e complexos?
Após o resultado positivo, somos tomadas pela euforia em compartilhar com nossos familiares e amigos a notícia de que a família vai crescer. E quando nos damos conta, não falamos de outra coisa, a nossa vida gira em torno dos planos, e da alegria da espera. Sem contar as horas que passamos na internet lendo tudo sobre o desenvolvimento do nosso bebê, semana a semana.
E, apesar de tanta felicidade, em meio a tantas alterações hormonais e mudanças físicas, temos a percepção de que o nosso mundo parece estar encolhendo. Não conseguimos manter um longo diálogo com amigos que não nos remeta a gravidez, são tantos “hum, hum” (“não estou interessada nesse assunto”) que nos encolhemos num mundo muito particular e cheio de sentimentos revelados apenas para nós mesmas. Até que os amigos se distanciam ou desaparecem sem nos darmos conta.
Mas, tudo bem, não somos mais as mesmas, agora temos outras preocupações, um enxoval para providenciar, consultas e mais consultas. Precisamos cuidar dos preparativos para o bebê que vai nascer. Temos uma lista de questões infindáveis que nos consome.
Sendo assim, é muito importante que durante toda a gestação mulheres grávidas se sintam acolhidas, amadas e se cerquem de pessoas que falem a mesma língua que elas. Pessoas que conversem sobre os mesmos assuntos e abram espaço para troca de experiências mútuas. Desejo que na gravidez essas mulheres tenham com quem dividir a sua luz e escuridão. E que o silêncio e a solidão que as consomem, por medo de que suas inquietações não sejam realmente entendidas, encontrem conforto nos braços da sororidade.

Texto por Eliene Ueji (Mãe e Doula)

Se interessou pelo assunto?

Se profissionalize e/ou tenha o acompanhamento de uma doula