Chá de Bençãos

Publicado por admin em

Chá de bençãos

Chá de Bençãos

As últimas semanas da gestação, geralmente, são marcadas por sentimentos de ansiedade, estresse, apreensão e cansaço, seja pelo desconforto do peso na barriga ou por medo do parto que será em breve. Com o intuito de tranquilizar a gestante, foi criado o Chá de Bençãos, você já ouviu falar sobre?.

Chá de Bençãos feito por Nathália Becker

O que é Chá de Bençãos?

O Chá de Bençãos, normalmente organizado pela família e amigas mais próximas da futura mamãe, é um ritual que visa relaxar e acolher, podendo ser feito com escalda pés de ervas e óleos essenciais. Normalmente, utiliza-se técnicas de meditação, massagem e aromaterapia, a fim de ativar a liberação de diversos hormônios, como a ocitocina, conhecida como hormônio do amor e a relaxina, que ajudam a dar início à contração do músculo uterino e ao relaxamento do colo do útero, facilitando a saída do bebê.

Como a intenção desse rito é promover um momento de descontração e energias positivas, uma dica é que cada amiga leve um simples presente e troque experiências com a gestante, lembrando-a sempre que dias difíceis durante a maternidade são comuns, mas que ela saberá pela intuição, pelo instinto materno, como lidar com eles.

Uma dica interessante, durante o escalda pés, é cada um dos convidados escrever cartinhas declarando bençãos sobre a vida da mãe e do bebê, enfatizando que ela é forte e corajosa para viver essa nova fase de sua vida e reforçando os laços de amizade como uma rede de suporte para o pós-parto.

Atividades como ultrassom ecológico (desenhos na barriga que indicam a posição do bebê) também são muito utilizadas e bem-vindas, pois ajudam a aproximar e fortalecer o vínculo familiar. É uma ótima técnica para a ajudar a mãe a relaxar e despedir-se da barriga nas últimas semanas de gestação.

Relato de Chá de Bençãos (por Denyse Linhares)

“Meu chá de bençãos foi maravilhoso! Estava rodeada de pessoas que estavam ansiosos pela chegada do Gabriel, onde recebi muito amor e a troca de energia foi perfeita. Não consigo explicar a conexão que rolou entre nossa família e minhas doulas maravilhosas. Foi um momento único e tenho certeza que o amor que transbordou no dia, fez com que o Gabriel nascesse 11 dias antes. Esse momento teria que ser obrigatório para todas as gestantes. Eu não estava nervosa com o parto, nos preparamos e decidi viver o momento. Peçam escalda pés, principalmente se você estiver, nervosa, ansiosa, com medo… quando finalizar a massagem, você se sentirá renovada e abençoada! Sou muito grata a minha família e as Doulas (Nathalia, Letícia, Tatiana e Tamires). Tentem envolver a família de vocês com as coisas do dia, abram mão do controle no dia do seu chá. Viva o seu momento, isso fará toda diferença. A palavra que define meu chá e gratidão.”

Logo, é importante que todas as mamães tenham uma experiência saudável e feliz durante o processo da gestação, parto e pós-parto. Por isso, a Doula Brasil forma excelentes profissionais, no curso de Doulas, capazes de de auxiliar e apoiar todas as mulheres que estão passando por esse incrível momento.

Se interessou pelo assunto?

Se profissionalize e/ou tenha o acompanhamento de uma doula