Consultora em Amamentação e sua importância

Publicado por admin em

Consultora em Aleitamento Materno com mãe no pós parto

O que é uma Consultora em Amamentação?

É uma profissional cujo principal objetivo é facilitar o processo de aleitamento materno, tanto para a mãe quanto para o seu bebê. Portanto, a consultora exerce um papel acolhedor para com a mulher, visando orientá-la da melhor forma possível para que consiga obter sucesso na amamentação.

De acordo com pesquisas recentes, estima-se que 80% das mulheres possuem algum tipo de dificuldade no período de amamentação. Nesse contexto, a demanda por assistência especializada vêm aumentando nos últimos anos pelas futuras mães. Logo, a consultoria em amamentação é uma área que também cresce constantemente.

Ao contrário do que se pensa, não é necessário ter formação na área da saúde para ingressar na profissão; basta apenas se comprometer em acolher e preparar outras mulheres a passar de forma mais tranquila pelo processo de aleitamento. É uma área que exige estudo, dedicação e preparação; afinal, lida-se com a saúde de mães e bebês.

Quais são as funções de uma Consultora em Amamentação?

Uma consultora capacitada oferece à mãe os seguintes suportes: 

  • Informativo: de transmitir conhecimentos diversos sobre o leite materno e sua composição, benefícios e importâncias da amamentação, melhores formas de amamentar o bebê, entre outros;
  • Educacional: de ensinar corretamente às mães sobre o processo da amamentação e tudo que envolve, assim como os principais problemas que podem vir a ocorrer;
  • Emocional/psicológico: de preparar as emoções da mulher nesse momento, que costuma ser difícil e delicado. A consultora ouve os sentimentos da mãe, suas expectativas e seus anseios; trabalhando-os para garantir o sucesso da amamentação;
  • Fisiológico: de explicar as adaptações e mudanças do corpo para o processo de lactação, assim como as complicações que podem surgir.

Logo, a profissional acompanha a mãe desde a gestação, esclarecendo as primeiras dúvidas e preparando-a para o aleitamento no pós parto. Todo seu trabalho é baseado em evidências científicas dos principais órgãos de saúde, sendo recomendado para as mulheres que desejam amamentar seu filho da melhor forma possível. 

Como posso me tornar uma Consultora em Amamentação?

Com o objetivo de ingressar mulheres nesta profissão, a Doula Brasil possui um Curso de capacitação em amamentação. Nossa didática é voltada para o ensinamento dos aspectos fisiológicos e emocionais da lactação, além de promover discussões sobre as principais dificuldades, mitos e práticas relacionadas ao manejo do aleitamento. Desse modo, nos comprometemos em formar consultoras capacitadas em educar e informar mães da forma mais correta e satisfatória possível. Nossa abordagem é baseada em aulas online, debate coletivo, discussão de casos e demonstrações práticas. Confira nossos pacotes e temas abordados durante o curso. Venha fazer parte da equipe de consultoras da Doula Brasil!


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.