Ter uma doula no pós-parto também é importante!

Publicado por admin em

Doula visita gestante no pós-parto
Ter uma doula no pós-parto também é importante!

O puerpério é uma fase da gestação em que ocorrem intensas mudanças físicas, emocionais e psicológicas nas mulheres; e tudo isso em um curto espaço de tempo. É o momento no qual surgem diversas preocupações da mãe com seu filho, em relação aos cuidados necessários. Para além, também é comum que as mulheres se sintam inseguras com o seu próprio corpo e saúde após tantos meses de gravidez.

Sabemos, portanto, que uma atenção puerperal de qualidade e humanizada é fundamental para a saúde materna. E uma doula é totalmente capacitada para esse tipo de suporte, pois seu trabalho envolve as 3 fases da gestação: pré natal, parto e puerpério.

Papéis da Doula no puerpério

O principal dever de uma doula no puerpério é oferecer acompanhamento físico e emocional às gestantes. Dessa forma, a profissional monitora as condições gerais da mulher após a experiência de parto,  avaliando suas expectativas com essa nova fase da vida. É importante que, nesses primeiros meses, a doula seja a melhor conselheira de sua puérpera, pois é um momento de muitas angústias – com tendência a pioras para uma depressão pós-parto.

Além de todos esses suportes, a profissional também se compromete em fornecer informações sobre as melhores práticas da mãe com o recém nascido, envolvendo principalmente questões sobre: amamentação, alimentação, educação, limpeza, entre outros.

Se interessou pelo assunto?

Se profissionalize e/ou tenha o acompanhamento de uma doula