Método Lamaze e seus benefícios para o parto

Publicado por admin em

Gestante e doula praticam método de Lamaze

Método Lamaze e seus benefícios para o parto

Técnicas de respiração do método Lamaze

Apesar de cada parto ser uma experiência diferente, a dor sentida nesse momento é uma preocupação comum entre as gestantes. Nesse sentido, métodos de preparação e alívio para o parto tem se popularizado nas últimas décadas e chamado mais atenção entre as futuras mães. Um dos mais conhecidos é o Método Lamaze: conjunto de ações físicas e psíquicas que levam a parturiente ao conhecimento das funções fisiológicas do parto, resultando na modificação da antiga crença de que o parto deve se realizar em dores.

Histórico e principais estudos

O método que objetiva o “parto sem dor” foi criado pelo obstetra francês Fernand Lamaze, no final da década de 1950. Em seus estudos na antiga União Soviética, o médico tomou conhecimento da utilização da hipnose para a preparação do parto em maternidades locais, e acabou se interessando pela metodologia. Assim, Lamaze reuniu seus estudos e relatos de parturientes que atendera em seu livro “Parto sem dor”, lançado em 1956. Tal obra buscou reforçar o valor de seu método pela afirmação de sua validação e cientificidade, com ensinamentos que criticam a banalização do parto pela autoridade das equipes médicas. 

Os principais estudos do método relacionam a dor que se sente no parto com o psicológico da mulher. Sob este viés, explica-se que parturiente é condicionada – principalmente pelo ambiente hospitalar – a acreditar que este momento é uma tortura imposta pela natureza, de sofrimentos insuportáveis. Tal associação, na maioria dos casos, transforma as contrações musculares do útero – sentidas no início do parto – em dores maiores, por conta de câimbras musculares de reação à dor psicológica.

As dores, portanto, são reais, mas decorrem de uma causa falsamente interpretada. No nascimento, existem as contrações normais do útero e as sensações orgânicas que o acompanham. Entretanto, geralmente essas sensações não são interpretadas como simples funções naturais, em virtude dos reflexos condicionados; contraditoriamente, os órgãos centrais do nosso corpo intensificam-as por conta do medo psicológico. Logo, o receio desnecessário de simples ações fisiologicamente naturais acarreta no domínio das sensações dolorosas.

O método Lamaze atualmente

Atualmente, o método Lamaze é mais conhecido por suas manobras de respiração para mulheres em trabalho de parto (antes, durante e entre as contrações). Entretanto, a proposta de Lamaze não se resume apenas à tais técnicas. O método visa, principalmente, a melhor e mais completa preparação às gestantes para a recepção de seus filhos, ensinando-as a respeitar a mudança de seus corpos e a dor natural que necessitam passar. Dessa forma, seus ensinamentos pregam o preparo físico, psicológico e emocional, para que o parto ocorra de forma espontânea e com o mínimo de dor.

Uma das mais importantes filosofias do método é a valorização do acompanhante na gestação, parto e pós-parto. Especialmente no momento de dar à luz, a futura mãe necessita de acolhimento de quem ama, para que se sinta confortável em receber seu filho. Nesse contexto, o acompanhante (geralmente os pais) acrescenta na progressão do trabalho de parto, tornando-o mais natural e acolhedor. 

Para além, as gestantes que seguem os ensinamentos do método Lamaze também são incentivadas mulheres grávidas a contratarem os serviços de uma Doula. Tal profissional, se compromete 100% com a gestante, fornecendo consultoria e orientação profissional antes, durante e após esse momento. 

Portanto, as técnicas de Lamaze promovem experiências de parto mais naturais,  humanizadas e com o mínimo de dor. Seus ensinamentos também ajudam diversas gestantes ao redor do mundo em melhorar os resultados do trabalho de perto e reduzir o uso de intervenções médicas desnecessárias. 


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá, obrigado por sua consulta ao Cursos de Doula.

Temos Atendimento 24h/7
Deseja mais Informações sobre nosso Curso?
Precisa de uma DOULA?
Quer participar de RODAS DE CASAIS?
Gostaria de uma aula experimental?

LIGUE AGORA 4003-1994 ou Abra nosso Chat

Agradecemos desde já,
Cursos de Doula