Atendimento: 09h ás 21h Seg a Sex, PLANTÃO: 24hrs | Ligue: 4003-1994

Horário de atendimento: 09:00 ás 21:00 Seg a Sab, outros dias ligue 4003-1994

O que uma Doula faz?

Publicado por Cursos de doula em

desenho-doula-gestante-acolher

O que uma Doula faz?

Imagem ilustrativadoula-gestante-parto-auxilio-suporte

Para entendermos o que faz essa profissional faz, precisamos compreender a etimologia da palavra Doula, ou seja, o seu significado, que faz referência a “mulher que serve”.

A Doula é uma profissional que apoia física e emocionalmente a gestante e sua rede de apoio, sendo responsável por passar informações atualizadas e embasadas cientificamente pelos principais órgãos de saúde. A grande maioria das mulheres que decidem contratar uma Doula leva em consideração o seu desejo de ter uma experiência de parto positiva, e não correr os riscos de sofrer intervenções desnecessárias ou pelo medo da violência obstétrica.

É durante a gestação que a mulher e sua Doula falarão sobre osmedos, angústias e expectativas, para que juntas discutam e construam caminhos em que a doulanda se sinta mais segura. Logo, a profissional ajuda a fazer um Plano de Parto, redigido pela gestante e o acompanhante. Este é um documento que traz informações sobre as preferências de parto, de como ela deseja que ele aconteça, mencionando procedimentos que gostaria que ocorressem ou não consigo e com o seu bebê, desde que não interfiram na segurança de ambos.

Bem como, é na fase da gestação que a Doula fornecerá informações e conhecimentos sobre a fisiologia do trabalho parto, procedimentos e intervenções que possam ocorrer intraparto, a fim de que a parturiente e o (a) acompanhante participem ativamente das decisões e condutas a serem efetuadas pela equipe médica contratada ou de plantão. 

No momento do parto, a família entrará em contato com a doula, a qual proporcionará palavras de acalanto e assistência necessária para tranquilizar a todos, até que ela possa estar presente fisicamente; momento no qual poderá auxiliar no alívio das dores com métodos não farmacológicos, acolhendo a doulanda com respeito e incentivo para vivenciar da forma mais tranquila o processo, propiciando conforto físico, emocional e resguardando o seu protagonismo.

Caso haja alguma situação que impossibilite o parto natural e seja necessária a realização da cesárea, a doula prestará suporte esclarecendo quanto aos procedimentos, apoiando a parturiente, auxiliando para que as circunstâncias não impeçam a humanização do nascimento do bebê, independente da via de parto.

A Doula poderáconduzir o bebê para o colo da mãe, promovendo o contato pele a pele, auxiliando na primeira mamada, valorizando a chamada Hora de Ouro.

É possível também que a profissional cuide da placenta, encaminhando ao destino solicitado pela mãe, como por exemplo, o carimbo da placenta.

Na visita pós-parto, a doula poderá avaliar a efetivação da mamada, identificando à pega incorreta ou alguma outra situação que esteja dificultando a amamentação, ensinando a recém-mãe a lidar com a questão. E ouvirá a puérpera com o intuito de detectar alguma dificuldade física ou emocional, avaliando métodos de amparo, seja indicando especialistas ou até mesmo com uma boa conversa.

Em síntese, a Doula é a mulher que cuida, auxilia, assiste, orienta, ampara e assessora aquela que está gerando um novo ser e nascendo enquanto mãe. Cada mulher é única, e a maternidade também,  mesmo para quem é mãe de segunda viagem à assistência e os cuidados de uma doula se tornam imprescindíveis. 

Logo, é importante que todas as mamães tenham uma experiência saudável e feliz durante o processo da gestação, parto e pós-parto. Por isso, a Doula Brasil forma excelentes profissionais, no curso de Doulas, capazes de de auxiliar e apoiar todas as mulheres que estão passando por esse incrível momento.

Se interessou pelo assunto?

Se profissionalize e/ou tenha o acompanhamento de uma doula