Por que ter uma Doula no meu parto?
Publicado por Cursos de doula em
A gravidez é um momento muito especial para a mulher. Contudo, também é uma fase delicada; a chegada de um novo ser altera principalmente seu psicológico, além do seu físico. Portanto, o papel da doula para com a futura mãe é justamente acompanhá-la em todos os processos da gestação, auxiliando-a no controle das suas emoções e do seu próprio corpo no pré parto, nascimento e pós-parto.
A doula se compromete em estar sempre em contato com a gestante, para fornecer todo o tipo de amparo emocional e entender tudo que deseja em sua gravidez. Dessa forma, ela entende todos os sentimentos bons e ruins da mulher, todas suas alegrias e todas suas angústias. Ao entender seu psicológico nesse momento sensível, a doula auxilia no preparo da mente da futura mãe para parir e receber seu filho de uma forma tranquila e natural.
A grande maioria das mulheres que contratam uma Doula levam em consideração o desejo de ter uma experiência de parto positiva. Dessa forma, ela exerce seu papel pedagógico de ensinar a gestante sobre os procedimentos e intervenções médicas necessárias e desnecessárias, para que ela saiba os limites do seu corpo. Assim, a doula conduz a gestante para um parto mais humanizado possível.
Logo, é importante lembrar que a doula não exerce o trabalho de parteira ou de enfermeira obstétrica. Seus serviços são voltados para a mulher e para o trabalho de seu psicológico, que garanta seu total protagonismo.
A Doula Brasil oferece cursos e rodas de conversas especialmente para as gestantes. Caso você esteja no processo de gravidez e se interesse em contratar uma doula, venha conhecer o nosso trabalho de Suporte à Gestantes!
Fontes:
Parto, Aborto e Puerpério – Assistência Humanizada à Mulher, 2001
0 comentário